segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O que é História em Quadrinhos (HQ)???

   -Aquelas revistinhas que tem um monte de desenhos e uma historinha, né?
    
     -NÃO!!!
     
Uma "História em Quadrinhos" não é simplesmente uma coleção de palavras e imagens impressas numa página. Isto é o que os livros ilustrados são. Para que seja considerada uma história em quadrinhos, essas palavras e imagens devem ter uma sincronia, trabalhar juntas para que uma esteja sempre complementando a outra. Imagine a HQ como uma linguagem formada por dois elementos diferentes sendo usados simultaneamente para transmitir informações.

História em quadrinhos não é apenas uma forma de distração ou entretenimento sem importância; é também um tipo de mídia (Sim, HQ pode ser considerado mídia) bastante intelectual e não infantil como muitas pessoas pensam, logo quando eu falo que leio HQs, se quero convencê-las de que HQs passam longe de ser infantis, digo-lhes uma frase que li em um livro de Dennis O'neil (um dos maiores roteiristas de HQs da DC comics, editora responsável pela publicação de séries como Batman e Superman): "Quadrinhos são uma entidade semiótica. Ou seja, os quadrinhos são uma forma de narrativa que utiliza um sistema de signos e imagens combinadas com a linguagem convencional escrita."
     Isso talvez possa impressioná-las, mas informe a elas que HQ é uma linguagem híbrida e para entendê-la melhor é preciso que você seja tão acostumado nessa linguagem como você é na sua língua natural.
   Existem Quadrinhos tão variados e diferentes que agradam pessoas de diferentes idades e gostos. Aos cinéfilos, HQ é a arte que mais se aproxima do cinema: o roteirista escreve a estória e o ilustrador age como um diretor. Ele cria as cenas, tomadas, posições, ângulos, desenvolve os cenários e dá movimento e beleza à página de acordo com a sua dinâmica. Isso torna ainda mais fascinante as HQs, pois cada desenhista e cada roteirista têm sua própria forma de se expressar.

“Os quadrinhos são uma linguagem secreta à parte, e dominá-la apresenta desafios diversos enfrentados por qualquer prosador, ilustrador ou outros profissionais de criação.”(Scott MacCloud)



     Espero que tenha ajudado a melhorar a sua compreensão do que são Histórias em Quadrinhos, terminando esse texto com uma frase que pra alguns parece bem controversa, mas me serviu muito quando estava a estudar sobre quadrinhos e espero que seja de fácil compreensão, pois foi dita por um dos maiores autores de quadrinhos que já vi.


        
        "Vinte minutos de diversão despretensiosa, isso é comics "(Todd McFarlane)


One Piece de Eiichiro Oda
Texto: Jin Müller 
Revisão: Maria Panocha



3 comentários:

  1. O seu texto é muito bom. A História em Quadrinho possui também seu cunho documental. Faço aqui duas citações: "Notas sobre Gaza" do Malta e quadrinista Joe Sacco e "Nova York, A vida na Grande Cidade" do Mestre Will Eisner. O primeiro retrata um conflito ocorrente em 1955 na Faixa de Gaza e o outro trata-se das peripécias reais na grande Nova Iorque. Duas obras primas (Graphic Novel) que fundamentam a importância e a essência das HQs.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, muito boa sua observação, agradeço...

    ResponderExcluir